Nossas Dicas
Por que ocorre a sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade dentária ou hipersensibilidade é um problema que comumente causa dores nos dentes, em geral ocorre quando consumimos algo gelado, quente ou até mesmo doce.
A dor característica da sensibilidade normalmente é de curta duração, mas, também é aguda, isso ocorre devido à exposição da dentina do dente que está desgastada e por consequência ativa os nervos.
O que causa a hipersensibilidade?
Ao tomar um sorvete, beber uma xícara de café ou mesmo consumir um chocolate quente, você já sentiu uma dor intensa em seus dentes? Se sim, é provável que você tenha sensibilidade nos dentes, porém, somente o dentista pode diagnosticar durante a consulta, pois ele é o especialista na área.
Durante a consulta, o dentista irá verificar a existência de alguns indícios que podem estar causando a sensibilidade nos dentes, confira abaixo:
- Dentes com esmalte desgastado: a escovação muito forte ou o uso de escovas duras podem causar o desgaste do esmalte dentário;
- Retração gengival: a retração da gengiva causa a exposição da raiz do dente;
- Consumo de alimentos ácidos: a acidez de alimentos e bebidas ácidas causa a erosão dos dentes;
- Refluxo gástrico ou bulimia: essas doenças podem causar a erosão dos dentes por causa do suco gástrico que volta até a boca, que é uma caraterística desse problema.
O tratamento da sensibilidade nos dentes
Para tratar a sensibilidade nos dentes é preciso que seja feito o diagnóstico correto, identificando o problema que está causando a hipersensibilidade, posteriormente pode-se aplicar a seguinte solução: Aplicação de espuma ou gel de flúor (utiliza-se moldes bucais para fazer esse tipo de aplicação) durante 3 a 5 minutos, essa concentração de flúor irá ajudar as áreas sensíveis.
O tratamento precisa ser continuado em casa, no qual é feito as seguintes recomendações: usar escova com cerdas maciais, escovar os dente de acordo com a orientação do dentista, usar o creme dental que é específico para esse tipo de problema e com alta concentração de flúor.
É importante que se faça uma consulta periódica ao dentista para acompanhar o seu tratamento evitar outras doença. Confira mais em nosso site.