Nossas Dicas
Confira tudo sobre o tratamento de canal

Dentro da odontologia existem vários procedimentos que podem se adequar ao seu tratamento, um deles é o canal no dente, que abrange a endodontia. Mais afinal, você sabe para que serve o canal dentário?
Embora a consulta ao dentista deve ser frequente, muitas pessoas tem medo dos tratamentos odontológicos, gerando dessa maneira muitas dúvidas ou algum receio de realizar os procedimentos. Então, vamos tirar as dúvidas do paciente sobre esse tratamento, o canal dental.
Por que é necessário fazer um canal no dente?
O canal no dente pode ser feito apenas, após a avaliação do dentista, que observa durante a consulta que a polpa do dente foi danificada por causa de uma infecção ou cárie, em alguns caso pode ser advindo de uma fratura.
Como é realizado o procedimento?
O tratamento do canal no dente consiste na retirada da polpa que está danificada. Após realizada a limpeza é feito o preenchimento do local. Dentro desse procedimento existem algumas etapas a serem seguidas, confira:
- Acesso: nessa etapa é feito a abertura do canal. Para realizar esse procedimento é aplicado a anestesia no dente, no qual é feito uma abertura para chegar até a polpa.
- Remoção da polpa: nessa fase é realizada a retirada da polpa infeccionada com as limas especiais. Ainda nessa etapa é feito uma modelagem no canal que ser feito a restauração. Após concluir as etapas anteriores é feito a limpeza dos resíduos no canal.
- Obturação: nesse estágio o dente é obturado com um material chamado guta-percha, que é responsável por fazer a vedação, a fim de evitar infecções e contaminações.
- Restauração: é colocado durante essa etapa um material temporário junto com a guta-percha para vedar a abertura do canal, permanecendo até que a restauração seja feita ou seja fixada a coroa. A coroa é colocada no topo do dente, no qual é preso com cimento.
Quais cuidados devem ser tomados após a realização do canal?
Apesar do canal no dente ser uma cirurgia, ele não considerado um procedimento tão evasivo como outros que são feitos na odontologia, por isso você deve seguir sua rotina normalmente, entretanto deve ser cumprido as recomendações dos dentistas.
Durante as primeiras refeições após ter realizado o procedimento devemos tomar cuidado ao mastigar, pois pode acontecer de morder a bochecha por causa da anestesia.
Após a realização do canal é comum sentir dor no dente que foi realizado o procedimento, a recomendação é fazer uso de anestésico para tratar, mas caso persista é preciso consultar o dentista.
É importante ressaltar que evitemos comer sobre o dente que foi feito o tratamento até que seja feito a restauração permanente.
E aí gostou de saber um pouco mais sobre o tratamento de canal? Confira mais em nosso site.